segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A lista




Estava no outro dia à conversa com uns novos amigos que são novos na amizade e na idade. Dei por mim a pensar que os cotas são uns chatos. Passam a vida a queixar-se, a tomar anti-depressivos e, seja qual for a dosagem dos mesmos, continuam deprimidos. Enquanto eles falavam, assaltou-me a ideia de que o ideal seria mantermos a alegria, positividade, energia e capacidade de reação ao longo do tempo, até irmos com os pés para a cova. O "está como há-de ir" proferido sistematicamente por uma das novas amigas novas aplicar-se-ia, a meu ver, num freeze temporal de alma e a malta conseguiria viver mais feliz até "ir". Mas, no decorrer da conversa foram desenvolvidas algumas ideias pouco amadurecidas sobre a visão geral da coisa (leia-se vida). A maioria das elações transportava uma frescura consistente, elevada a projetos super interessantes, com ideias inovadoras para o futuro próximo de cada um. Mas a jovialidade também transporta alguns revés. A forma, métodos e modo para alcançarem esses objetivos fez-me saltar da boca a frase : "vou escrever-vos uma lista das coisas que deviam fazer antes de serem oficialmente cotas". O entusiasmo deles foi de tal ordem que estive dias e dias a pensar que sou uma parva por achar que tenho a capacidade de dar conselhos úteis a duas pessoas que têm um caminho próprio a percorrer, sem terem que andar de mãos dadas com considerações de uma cota que tem a mania de meter o bedelho onde não é chamada. Mas, ao mesmo tempo, olho para isto como uma boa oportunidade de mudar algumas coisas para melhor, com base naquilo que fui aprendendo ao longo da vida e que agora considero serem ideias imortais para a vida. Quero sublinhar que a lista que se segue é a minha lista, em jeito de conselho, sem a arrogância de servir de manual de instruções para se viver (até porque se o houvesse eu já o tinha comprado) e que podem abusar dela com a única condição de que o farão com a consciência apurada e uma reflexão pragmática sobre se cada um dos pontos se adapta ao vosso imo.
1. Vivam cada momento como querem viver desde que não prejudiquem alguém com isso.
2. Nunca sejam o que os outros querem que vocês sejam.
3. Sejam frontais e corretos - não falem dos outros sem a presença dos mesmos na hora do falar.
4. Tentem ajudar quem precisa de ajuda.
5. Aprendam a meditar.
6. Viagem. Muito.
7. Nunca tratem os outros como seres inferiores.
8. Tentem enriquecer os vossos interiores. Encham-nos de informações sobre o máximo de assuntos existentes, experiências adquiridas e amor. 
9. Respeitem a natureza e façam o máximo esforço para viverem em harmonia com tudo o que faz parte dela (incluindo vocês próprios).
10. Fomentem a harmonia com tudo o que vos rodeia através de tentativas de contextualização sobre o que vos rodeia.
11. Usem o relativismo para explicar o mundo.
12. Façam desporto e tudo o que puder contribuir para o vosso bem-estar físico e emocional.
13. Dancem muito.
14. Quando estiverem prestes a rebentar, vão para um sítio isolado e gritem o máximo de tempo que conseguirem.
15. Comam muitos legumes e fruta.
16. Lavem os dentes todos os dias, várias vezes por dia.
17. Tenham filhos, mesmo que achem que não é a altura ideal.
18. Experimentem (nem que seja uma temporada) viver com o mínimo de dinheiro - criem alternativas para o dia-a-dia, aprendam técnicas de autonomia e estudem as múltiplas respostas.
19. Juntem-se a uma associação, seja ela qual for. Há sempre associações que trabalham nas nossas áreas preferenciais.
20. Partilhem tudo. Saberes, matéria, coisas boas, coisas menos boas.
21. Valorizem aqueles de quem gostam. Nunca os tenham como adquiridos. Estejam sempre com eles como se fosse a última vez.
22. Nunca se conformem com os ditames do poder ( nunca são a vosso favor).
23. Aprendam e estudem todos os vossos direitos.
24. Façam piqueniques em dias de sol e jantares em casa com amigos em dias de chuva.
25. Vejam filmes.
26. Façam amor.
27. Plantem coisas.
28. Vão a concertos punk.
29. Riam-se, chorem, zanguem-se, entristeçam-se, alegrem-se. Nunca recalquem o que sentem porque sentir faz parte de ser pessoa.
30. Enquanto fazem isto tudo, sejam felizes da maneira que vos faz mais feliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário